Voltar à página principal
Pintura Notícias Textos de Teresa Magalhães Recortes de Imprensa Sobre a Pintura Contactos


Teresa Magalhães - 44 Pinturas (2003-2006)
14/01/2007

A Galeria Valbom tem o prazer de anunciar que irá inaugurar no próximo dia 3 de Fevereiro, pelas 16 horas, a exposição de pintura “44 Pinturas (2003-2006)”, de Teresa Magalhães, que terá lugar no seu espaço da Avenida Valbom, 89-A, em Lisboa. A exposição prolonga-se até 31 de Março, podendo ser visitada de 2ª a sábado, entre as 13 e as 19.30 horas.

 

Como ela própria declara, «Pintura é imagem. Pintura é um conceito, um raciocínio, uma ideia. Pintura é uma linguagem. Pintura é um sentimento, um desejo. Pintura é um indivíduo. Pintura é um país, uma época, um universo. Pintura é uma aposta.» É por isso que a sua pintura nasce estritamente da manipulação da cor, concebendo-se em superfície, determinando-se pelo gesto. Porque, como acentuou há alguns anos o professor Rocha de Sousa, «na base de todo o processo desta obra existe uma forte consciência do suporte e dos seus limites – que o mesmo é dizer das linhas de estruturado rectângulo inicial e de certas divisões orgânicas que ele permite.»

Razão tem António Rodrigues que no catálogo desta exposição salienta: «Pintando sobre tela ou sobre papel, em formatos diversos, Teresa Magalhães cria uma espacialidade instável e invasora, um sítio-de-pintura, que pode ser reinstalado no próprio espaço expositivo, através da disposição das peças em falso puzzle, como se cenário de um teatro de acção. E esta exteriorização de sinais, própria de um teatro de gestos, é concretizada pela sequencialidade de movimentos, formas, cores, vibrações, atitudes e sinais organizados no espaço pictórico, que assim é uma poesia do espaço.»

 


  © 2008 Teresa Magalhães. Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por workinblues multimedia