Uma importante
exposição de Pintura/ Instalação de Teresa Magalhães de raro impacto
visual e estético vai ser inaugurada, às 18h30, no Salão nobre da
Sociedade Nacional de Belas-Artes em 12 de Outubro, terminando a 19 de Novembro de 2005
É formada por duas séries de retábulos a que João Pinharanda nomeia de “Painéis para o Terceiro Milénio” que foram realizados entre os anos de 1998 e 2002.
Na primeira série cada uma das dezoito pinturas é autónoma relativamente às restantes; na segunda, o mesmo número de telas, com iguais formatos e dimensões, organiza-se segundo uma pintura única de grande formato 360 x 880 x 7 cm.
É intenção da autora alargar o âmbito de reflexão da mostra cruzando propositadamente a pintura com outras formas de arte.
Ao considerar que na sua pintura estão implícitos a arquitectura, a música, o cinema e a escrita, convidou o arq. Manuel Graça Dias, o musicólogo Rui Vieira Nery, o director de fotografia para o cinema Eduardo Serra e o escritor José Saramago para intervirem com os respectivos comentários que constarão no catálogo, juntamente com os textos críticos, no campo das artes plásticas, da pintora Emília Nadal, presidente da S.N.B.A. e do Dr. João Pinharanda.
Paralelamente será exibido no cinema King, com o apoio das produções Paulo Branco, um ciclo de filmes que foram tema da exposição individual “Memória do Cinema” que Teresa Magalhães realizou na Galeria Ana Isabel em 1982.
De 13 a 19 de Outubro serão exibidos diáriamente os seguintes filmes:
« Pierrot le Fou » e « Sauve qui Peut la Vie » de Jean – Luc Godard ; « Ludwig » de Hans Jürgen Sieberberg ; « India Song » de Margueritte Duras ; « Last Tango in Paris » de Bernardo Bertolucci ; « La Cittá delle Donne » de Federico Fellini ; « Cerromaior » de Luís Filipe Rocha.
No átrio do cinema serão expostas reproduções em tela de algumas das pinturas.
Integrado nas “Festas do Chiado”, organizadas pelo Centro Nacional de Cultura e correspondendo ao seu convite serão apresentadas algumas das suas obras. Haverá, também, um debate moderado pelo Dr. Guilherme d`Oliveira Martins no dia 20 de Outubro pelas 18 horas, na galeria do CNC. Estarão presentes os autores dos textos críticos do catálogo da exposição e foram também convidados o pintor Rocha de Sousa e o realizador Luís Filipe Rocha.
Pretende-se que este debate seja o resultado da Pintura como risco, provocação e aposta.