Voltar à página principal
Pintura Notícias Textos de Teresa Magalhães Recortes de Imprensa Sobre a Pintura Contactos


Texto de Teresa Magalhães da Exposição “ NO ATELIER “ no Museu de Évora - 2013 Évora
Lisboa, Setembro 2011

Uma série de 27 Pinturas, de pequeno e médio formato, realizadas em 2010 e 2011 retratam o Atelier de Teresa Magalhães.
As 22 fotografias que o reproduzem são os seus temas ou protagonistas.
Cada fotografia foi ampliada e impressa sobre tela em duplicado para desempenhar situações dis- tintas, conforme apareça isolada ou em grupo.
As Pinturas de menores formatos traduzem o intimismo do Atelier e antecipam a realização de ou- tras cinco maiores, onde se agrupam organizadamente as referidas imagens repetidas que inventam os diversos espaços vivenciais.
Em todos estes universos o inconsciente da Pintora ditou o destino dos sujeitos ou protagonistas ao criar antecipadamente as atmosferas pictóricas que os vieram a envolver, pois a sua presença física nos locais para onde estavam destinadas só aconteceu posteriormente.
Embora as imagens fotográficas sejam realistas nos dois casos de Pintura, não é no entanto anulado deste modo o seu vínculo ou estética abstrata que a caracteriza.
Quando a imagem está só ela interpreta a personagem ou o sujeito da ação, mas quando se conjuga em grupo é-lhe acrescentado ainda um outro significado.
O aparecimento propositado da margem branca que recorta as imagens acentua e configura o seu papel como testemunho fotográfico.
Em exposição cada uma das Pinturas de maior formato alterna e sucede sempre ao conjunto das telas de menor dimensão que individualmente repetiram as imagens semelhantes.
Neste alinhamento é respeitada a ordem e a sequência do modo como estavam associadas na com- posição em grupo.
Este processo permite desenhar para o espectador um percurso de leitura ou invenção da vida “NO ATELIER”.
Teresa Magalhães
 


  © 2008 Teresa Magalhães. Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por workinblues multimedia