Voltar à página principal
Pintura Notícias Textos de Teresa Magalhães Recortes de Imprensa Sobre a Pintura Contactos


Exposição “TERESA MAGALHÃES. A INVENÇÃO DA VIDA”

”QUANDO EU ERA PEQUENA”

Porquê este título “QUANDO EU ERA PEQUENA”?
Porque houve vivências na minha infância que se gravaram na memória, nunca mais me abandonaram e são hoje os temas das Pinturas.
Recordo especialmente a fachada do ”Castelo Fantasma”, na antiga Feira Popular, cujo registo fotográfico ainda não consegui obter.
Uma figura feminina enorme, sensual e insinuante, ondeava as ancas e revirava os olhos, convidando os adultos e as crianças a sentarem-se nos carrinhos para viajarem no “Maravilhoso Castelo”!
E que outras provocações experimentadas na infância poderão ter impacto quando somos adultos?
Serão:
O Prazer? O Medo? O Terror? A Saudade? O Amor? O Desejo? A Curiosidade? O Desconhecido? O Espetáculo? A Amizade? O Museu? A Escola? A Praia? A Beleza? A Dúvida?...

Possíveis respostas espelham-se no conjunto das 26 Pinturas que constroem a minha nova série “QUANDO EU ERA PEQUENA”
Procurar as fotografias em alguns álbuns antigos e na internet, para fazer a seleção estética e sentimental dos palcos das diversas cenas, foi um trabalho inquietante e muito criativo.
As imagens escolhidas foram obrigatoriamente verdadeiras, fortes e, ao mesmo tempo, sensíveis.

O tema de cada história é ilustrado por uma fotografia realista emoldurada por uma paisagem pictórica, também da minha autoria, e localiza-se sempre na zona central de cada Pintura.
Estes conjuntos impressos em tela convivem e conversam com as outras formas recortadas à sua volta, para relatarem o sentido mais profundo de cada uma das diferentes situações.
O formato circular das telas, com o reduzido diâmetro de 70 cm, focaliza e regista o que de mais intimo e profundo preenche a nossa mente na tenra idade . Lembrando as interrogações por mim sugeridas, pergunto:
Pintura é Mistério?

Lisboa, 20 de Agosto de 2017


Teresa Magalhães

 


  © 2008 Teresa Magalhães. Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por workinblues multimedia