Voltar à página principal
Pintura Notícias Textos de Teresa Magalhães Recortes de Imprensa Sobre a Pintura Contactos


Entrevista – A Capital de 18 de Novembro de 1982
 Exposição Individual. “Memória do Cinema” na Galeria Ana Isabel.


“NÃO ME PEÇAM QUE EXPLIQUE OS QUADROS - UMA PALAVRA NÃO É UM TRAÇO"


Teresa Magalhães defende: “viria muito mais gente às exposições se não fosse o ar sisudo, chato, que se associa à pintura”


“Não me peçam que explique os meus quadros – a linguagem da tela e a expressão oral são mundos diferentes, distintos, e não tem sentido tentar traduzir um traço por uma palavra. Se isso fosse possível, com certeza não haveria as duas formas de expressão”. As palavras são de Teresa Magalhães, pintora de 38 anos que a partir de sexta-feira, dia 19, expõe na Galeria Ana Isabel dezoito quadros, obras subordinadas ao genérico “Memória do Cinema”. Exposição que a pintora gostaria de ver visitada de uma forma algo diferente.
Outra questão que costuma pôr - se aos artistas plásticos é a aprendizagem, do aperfeiçoamento. Teresa Magalhães defende que “a aprendizagem dos artistas é algo inversa daquela que conhecemos vulgarmente: esta tem que ver com a aquisição de conhecimentos, com a captação por parte de conceitos que lhe vêm de fora: no caso dos artistas, pelo contrário, a aprendizagem tem a ver com a criação da sua própria linguagem, dos seus conceitos, do seu espaço individual”. 


 Teresa Magalhães vai mesmo longe:
- “Julgo que uma das razões que levam os artistas a serem acusados de marginais é a diferença de perspectiva de sentimento que eles nutrem relativamente ao mundo. Normalmente, uma pessoa tem um circulo de interesses, uma série de esquemas em que está envolvida e tem tendência natural para se mover nesses limites. O artista, não; o artista abarca tanto quanto possível o universo enquanto todo (e nesse sentido talvez seja um marginal), resultando daí o acto de criar, depois daquilo a que eu chamaria uma maior abertura... (...)

 


  © 2008 Teresa Magalhães. Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por workinblues multimedia