Voltar à página principal
Pintura Notícias Textos de Teresa Magalhães Recortes de Imprensa Sobre a Pintura Contactos


Texto do catálogo – Exposição Individual – Galeria Nasoni, Outubro 1991, Lisboa
Maria Calado

“ (...) O conjunto de telas de Teresa Magalhães agora apresentado traduz e reinventa, de um modo perfeito, a dimensão total da experiência resultante do seu próprio percurso  por diversos lugares marcados pela dimensão mítica e sempre misteriosa da cultura chinesa passada e presente. Como se de reencontro se tratasse, esta pintura traz-nos à memória, não só todas as lembranças dos lugares, das ambiências e das pessoas que são comuns a todos os que fizeram a experiência do confronto com esta realidade cultural, através da simples viagem ou da prolongada estadia, mas também consegue fazer despertar em cada um de nós a relatividade das vivências individuais. (...)


Mas é, sem dúvida, em Pequim que a experiência se completa e nos sentimos ultrapassados. A monumentalidade do Palácio Imperial (Cidade Proibida), a dignidade do Templo do Céu, o requinte construtivo e decorativo do Palácio de Verão, a minúcia e a organização dos muitos jardins, a dimensão e a surpresa da Grande Muralha e a grandiosidade do conjunto escultórico e arquitectónico dos Túmulos Ming perpassam-nos quando nos confrontamos com algumas telas. (...)


Surge de novo o desejo da viagem, real ou imaginária, e chegamos a sentir-nos identificados com os modelos de uma cultura assente em valores tão diferentes das nossas raízes. Resultado de um percurso natural da pintora, esta exposição prova que o diálogo das culturas deve passar ( preferencialmente?!) pela arte.”
 


  © 2008 Teresa Magalhães. Todos os Direitos Reservados || Desenvolvido por workinblues multimedia